Nos dias de hoje, a estruturação mercadológica e comercial das empresas é um dos grandes desafios e pilares para uma gestão de resultado. Neste sentido a Mediata Consultoria Empresarial oferece uma consultoria especializada em marketing e vendas.
Pra quem se destina?
É adequado para empresários que:
- mantenham um bom resultado comercial, mas com potencial de mercado maior e estejam propícios para o crescimento;
- estejam com dificuldade de desenvolver mercado;
- estejam perdendo espaço no mercado;
- estejam com um índice de rotatividade muito grande de clientes;
- estejam com dificuldade de formar uma equipe de vendas qualificada;
- não estejam conseguindo atingir metas relacionadas a vendas.
O que é?
1) Atividades estratégicas de marketing e vendas
- definição de metas de venda, lucratividade e imagem corporativa;
- desenvolvimento ou readequação do sistema/estrutura de informação de marketing;
- avaliação e reestruturação dos segmentos atuais;
- desenvolvimento de novos segmentos;
- redefinição ou readequação do posicionamento estratégico de mercado;
- avaliação e reestruturação do mix de produtos;
- avaliação das estratégias de P&D (novos produtos) e proposição de melhorias;
- readequação do sistema/estrutura de P&D;
- avaliação da amplitude geográfica da empresa;
- avaliação dos canais de distribuição utilizados pela empresa e planejamento de novas alternativas ou melhorias;
- readequação do sistema/estrutura de distribuição;
- gestão das políticas de estoque para produto final;
- análise e reconfiguração estratégica da precificação do mix de produtos;
- readequação do sistema/estrutura de precificação;
- avaliação da eficácia da estratégia de propaganda e proposição de novas propostas;
- planejamento de estratégias de promoção de vendas;
- planejamento de estratégias de relações públicas;
- readequação do sistema/estrutura de comunicação integrada de marketing;
- avaliação e reestruturação das estratégias comerciais (nichos de mercado; regiões de atuação comercial; estratégias de penetração e desenvolvimento de mercado);
- estruturação da argumentação estratégica de vendas;
- avaliação e readequação das políticas comerciais.
2) Reestruturação dos setores:
- definição das funções/rotinas da área;
- definição de cargos e salários – gerente, equipe de vendas e equipe de apoio;
- avaliação do tipo e perfil ideal de vendedor;
- montagem dos territórios de vendas;
- dimensionamento da equipe comercial;
- avaliação da equipe atual;
- recrutamento e seleção de novos colaboradores;
- plano de treinamento comercial.
3) Implementação do sistema de gerenciamento por resultado:
- definição de metas e indicadores de marketing e vendas;
- construção do sistema de controle e avaliação.
4) Desenvolvimento gerencial:
Capacitação gerencial na(s):
- atividades-chaves de marketing: gestão estratégica de marketing, gestão de produtos, preços, canais de distribuição e comunicação com o mercado;
- atividades-chaves de vendas: sistemas de prospecção de clientes, gerenciamento de territórios de vendas, gerenciamento da carteira de clientes e estrutura de pós-vendas;
- gestão de pessoas: torná-lo apto a exercer os processos de recrutamento, seleção, treinamento de colaboradores, políticas de remuneração, controle e avaliação da equipe, entre outras atividades.
Como trabalhamos?
1) Levantamento de dados:
- análise de documentos;
- observação técnica;
- entrevista com colaboradores.
2) Diagnóstico: laudo gerencial com os principais aspectos da gestão de marketing e vendas; além de diretrizes de melhoria.
3)Elaboração do plano estratégico de marketing e vendas:
- plano de marketing;
- plano de vendas;
- plano de implementação.
4) Implementação:
- treinamentos e desenvolvimentos gerenciais;
- assistência na execução dos projetos;
- controle estratégico;
- avaliação das atividades-chaves.
Quais os resultados esperados?
Os resultados possíveis com o processo de consultoria em marketing e vendas são:
- aumento da lucratividade;
- aumento das vendas;
- melhora no nível de satisfação do cliente;
- melhora no relacionamento comercial com os atuais clientes;
- aumento no número de clientes;
- aumento da rentabilidade por cliente;
- diminuição dos custos relacionados a retrabalho do setor comercial;
- assertividade nos orçamentos do departamento de marketing e vendas.