Perguntas frequentes

Q?

Quais são os controles básicos de gestão?

A.

Para conseguir cumprir as necessidades dos controles empresariais, o empreendedor deve visualizar e analisar os processos de relação da empresa com os seus clientes e fornecedores. Portanto, os controles empresariais devem contemplar desde o atendimento (cadastro dos clientes), as análises internas (custos, formação dos preços de venda, fluxo de caixa e demonstrativos de resultados), o estoque (controles de entrada, saída e giro), seguindo posteriormente, para a expedição e a entrega do produto e serviço, até o pós-venda.

Q?

O que é o diferencial competitivo?

A.

Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer. Diferenciais competitivos somente têm valor, quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos, não aumentam as vendas.

Q?

Como identificar meus concorrentes?

A.

A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.

Q?

Como ter informações sobre um novo negócio?

A.

Este é um fator importante para o sucesso de qualquer empreendimento: o conhecimento sobre a atividade escolhida, que pode ser obtida através do contato direto com os fornecedores, concorrentes e consumidores, como também sobre as características específicas, operacionais e funcionais do negócio. Reunindo o máximo de informação o empresário terá total condições de avaliar o seu investimento.

Q?

O que é ticket médio?

A.

É o valor médio de cada venda.
O ticket médio ajuda a entender melhor seu negócio e descobrir se sua empresa está vendendo itens de maior ou menor valor e descobrir, por exemplo, se deve focar sua estratégia mais na quantidade (caso o carro chefe seja itens de baixo valor) ou na qualidade (se os produtos que mais saem forem de preços mais altos).

Q?

O que é Lucratividade?

A.

Este indicador demonstra o poder de ganho da empresa comparando o seu lucro líquido com relação ao seu faturamento total (que pode ser o total de vendas, de serviços ou ambos), ou seja, qual o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.
A lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, isto é, se as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.

Q?

O que é Ponto de Equilíbrio?

A.

O Ponto de Equilíbrio é o montante mínimo necessário de vendas ou serviços prestados para cobrir todos os custos e despesas da empresa e não ter prejuízo. Portanto, ponto de equilíbrio é quando as vendas igualam-se aos custos e despesas totais, não gerando nem lucro e nem prejuízo.
O cálculo do Ponto de Equilíbrio auxilia a empresa a saber exatamente qual o mínimo que precisará vender para não dar prejuízo e não há como definir metas de vendas relevantes sem conhece-lo. Seu cálculo é extremamente importante antes de se iniciar uma empresa, para saber o mínimo que a empresa precisará faturar para ser viável. Mas também é fundamental em uma empresa já existente, para que defina as metas mínimas de vendas para que a empresa possa gerar lucro e crescer.

Q?

O que é Margem de Contribuição?

A.

A Margem de Contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro.
Conhecer a Margem de Contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de todas as empresa e essencial para poder tomar decisões relacionadas a investimentos e expansão. Se a Margem de Contribuição não for boa o suficiente, a empresa pode estar vendendo bastante e mesmo assim tendo prejuízo.

Q?

O que é resultado financeiro?

A.

O resultado financeiro, se refere aos compromissos de recebimento e pagamento da empresa representado pelo caixa da empresa.
Nem sempre uma empresa que possui resultado econômico positivo, necessariamente possui um resultado financeiro positivo. Muitas vezes o resultado econômico é bom e satisfatório, mas a forma com que o dinheiro sai do caixa da empresa e entra no caixa da empresa não está sincronizado de maneira correta ou o perfil do negócio necessita de uma parcela maior de investimento em capital de giro do que o programado.

Q?

O que é resultado econômico?

A.

O resultado econômico reflete o ativo da empresa, ou seja, sua utilização e remuneração ao longo do tempo representado pelo seu lucro e/ou prejuízo.
Exemplificando, a diferença entre o custo dos produtos e o valor da venda destes produtos já descontados todos os custos diretos e indiretos num determinado período nos levam a um resultado, se o resultado for positivo teremos um resultado econômico positivo, mas se o inverso acontecer teremos um resultado econômico negativo.