Fidelize seus clientes
No momento que a crise afeta o perfil de consumo do consumidor, os clientes acabam diminuindo suas compras. Ações voltadas a fidelização do cliente são importantes, converse com seu clientes, de mais atenção. Quando a economia melhorar estes clientes vão lembrar de você.
Tenha controle das finanças
O controle financeiro é fundamental em todos os momentos, mas, durante a crise se torna mais imprescindível. Faça um fluxo de caixa bem organizado, registre tudo que acontece, tenha os indicadores do negócio bem gerenciados, analise os investimentos. Neste momento em hipótese alguma podemos perder dinheiro em função de uma má gestão financeira.
Controle de estoque
Por estarmos passando por um período atípico, muitas vezes os históricos de vendas não podem ser considerados as únicas informações para o gerenciamento dos estoques. A não interpretação do cenário atual e o descontrole nos estoques afetam diretamente o capital de giro do negócio trazendo um prejuízo grande sem contar com o aperto financeiro.
Crie coisas nova
O contexto do cenário econômico pode trazer oportunidades para os negócios. É a hora de pensar coisas novas dentro do próprio negócio para se diferenciar e atrair novas oportunidades.
Divulgue o seu negócio
Em tempos de crise, aparecer para o mercado é fundamental. Investir em divulgação também faz parte de uma boa gestão. Não adianta ter um bom produto ou serviço se o consumidor não sabe disso. Mesmo no mercado em baixa o investimento em comunicação é importante para manter a sua marca ativa no mercado e quando as coisas melhorarem os consumidores lembrarão de você.
Não fique parado
Mesmo que seu negócio esteja indo bem, o empreendedor não pode se acomodar, precisa estar atento, ser dinâmico, procurar novos clientes, resgatar os antigos e pensar em benefícios para manter os clientes e fazer o seu estoque girar.
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